10 DESAFIOS

DESAFIO INICIAL: Por que o boi baba? Ver resposta no final dos problemas

1.Uma sala tem quatro cantos; cada canto tem o seu gato; cada gato vê três gatos… quantos gatos são?


2.Amigo! Se eu te der uma ovelha das minhas, ficas tu com o dobro das minhas; se tu me deres uma, ficamos iguais.


3.Se galinha e meia põe ovo e meio em dia e meio, quantos ovos põe uma galinha em seis dias?


4.O pai do padre, é o único filho do pai do João. O que é o João para o padre?


5.Não tenho nenhum irmão nem filhos, mas o neto do meu pai é filho do pai do José.O José é-me alguma coisa? Qual é o grau de parentesco entre nós os dois?


6.Um relógio leva 20 segundos a bater as seis badaladas das seis horas. Quanto tempo será preciso para bater a meia-noite?


7.Um lago demora 20 dias a encher. Em cada dia enche o dobro do dia anterior. Quantos dias demora a encher metade do lago?


8. Uma pessoa encontra-se no degrau do meio de uma escada. Sobe 5 degraus,desce 7, volta a subir 4 e depois mais 9 para chegar ao último. Quantos degraus tem a escada?


9. Uma pereira tinha peras. Foram lá acima e nem comeram peras, nem trouxeram peras, nem deixaram peras… como foi?


10. Uma meia, meia feita, Outra meia por fazer; Diga lá, minha menina, Quantas meias vêm a ser?


Por que o boi baba? - Por que ele viu os peitos da vaca!!!!!


Baixe as resluções dos desafios


Adivinhando...

Podemos adivinhar a idade de uma pessoa pedindo-lhe que realize os seguintes cálculos:
1º Escrever um número de dois algarismos.
2º Multiplicar o número escrito por dois.
3º Somar cinco unidades ao produto obtido.
4º Multiplicar esta soma por cinqüenta
5º Somar ao produto o número 1750.
6º Subtrair o ano do nascimento.
O resultado que se obtém é um número de quatro algarismos abcd. Os dois algarismos da direita, que correspondem às dezenas e às unidades, indicam a idade da pessoa e, os dois algarismos da esquerda, que correspondem às centenas e aos milhares, indicam o número que a pessoa havia pensado.
Veja a explicação matemática na página LIVRO.

MATEMÁTICA


Matemática é a ciência do Raciocínio. Em DESAFIOS MATEMÁTICOS você conhecerá essa incrível arte. O objetivo é torná-lo parte dessa arte.

Imagine você sem a matemática. Como poderia conferir o troco da compra ou rendimento da poupança.

Logo pela manhã, quando toca o despertador, começamos a utilizar a Matemática. Se o relógio for digital, lemos as horas, isto é, interpretamos aqueles números do mostrador como representando uma quantidade de tempo transcorrida desde a meia-noite. Se for analógico, avaliamos essa mesma quantidade através da posição relativa dos ponteiros, isto é, avaliamos ângulos desde o ponto de referência e convertemos esses ângulos na tal quantidade de tempo. Na prática, a quantidade que nos interessa é quanto estamos atrasados e avaliamos quanto temos que correr para estar numa certa hora num certo local, seja na escola ou no trabalho. Durante o dia, repetiremos este processo inúmeras vezes para não perdermos nossos compromissos. E faremos essas avaliações de forma tão automática que não nos daremos conta da complexidade matemática envolvida.

Abaixo apresento alguns passos para VOCÊ se tornar mais INTELIGENTE

1°Passo - Saber que não é melhor nem pior que ninguém
Tenha sempre em mente que nunca saberá tudo, todo sábio admite isto. “Só sei que nada sei” frase do filosofo Sócrates. Como toda frase filosófica você deve interpretá-la.

2°Passo - Não guarde dúvidas. Não sabe? Pergunte!
Grande parte de nosso conhecimento vem através de questionamento. Grandes pensadores, cientistas entre outros perguntavam para si próprio o porquê das coisas com base de teorias deixadas. Mas o que quero dizer para um estudante é que não leve dúvida para casa você tem um professor é para isto. Tire suas dúvidas. Explore o máximo de conhecimento dele.

3°Passo - Aprender a Pensar – Refletir
Não seja um decoreba, ter esta facilidade é uma coisa ótima (já tirei proveito disto), mas com o tempo, você acaba esquecendo. Aprenda a pensar e refletir sobre o que esta estudando. Assimile mas não decore.

4°Passo – Saber escutar é uma arte
De nada lhe adiantará se não tiver esta arte em você. Aprenda a escutar o que o outro tem a dizer para você sem interromper e/ou formular respostas enquanto o outro te responde. Escute! Olhe nos olhos da pessoa.

Pesquise aqui o que procura