Desafios                                              Jogos
                                     
Sala de aula                                      Livros

                                      
Faça você mesmo                         Contato




Desafio 20 - O Sr. Brown



O Sr. Brown tem 10 luvas pretas e 6 luvas marrom em seu guarda-roupa. Sem 
olhar, ele pega algumas luvas do guarda-roupa. Qual o mínimo número de luvas que o Sr. Brown terá que pegar para ter certeza que encontrou um par de luvas da mesma cor?




Solução - desafio 20


Para encontrar um par, s Sr. Brown deve pegar pelo menos 2 luvas. Mas, se ele pega as 2 luvas sem olhar, então elas podem ser de cores diferentes. Se ele pega 3 luvas sem olhar, então existem somente 2 possibilidades: todas as 3 luvas são da mesma cor, ou 2 luvas são da mesma cor e uma é de uma cor diferente. Ambas possibilidades garantem que o Sr. Brown obtenha um par de luvas da mesma cor. Portanto, o Sr. Brown deve no mínimo pegar 3 luvas para se certificar de que encontrou um par da mesma cor.

Desafio 19 - Papai e Mamãe

  
Papai te dá dinheiro todos os dias para colocar no seu novo cofrinho. Ele te dá dinheiro de forma que o dinheiro no cofrinho dobra a cada dia que passa.

Se você já tem 1 centavo no cofrinho e Papai te dá um centavo no primeiro dia, 2 centavos no segundo dia, 4 centavos no terceiro dia e assim por diante, então o seu cofrinho enche no 11° dia. 


1.Em qual dia o cofrinho estará cheio pela metade? 

2.Em adição às contribuições do Papai, se Mamãe também te der 1 centavo no primeiro dia, 2 centavos no seguntdo dia, 4 centavos no terceiro dia e assim por diante, então em qual dia o seu cofrinho estará quase cheio pela metade?

 
Solução


Pesquise aqui o que procura