Atividade de Matemática - Sistema de Numeração Decimal
Abaixo coloco um link para que possa baixar uma atividade de 28 questões para os alunos de 3, 4 5 ano do ensino fundamental. Na atividade existe 4 descritores envolvidos.
BAIXAR - ATIVIDADE DE 28 QUESTÕES - SISTEMA DE NUERAÇÃO DECIMAL
Buscando conhecimento
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Questões de concurso - LDB
Aos colegas professores das ciências exatas que desejam prestar concurso e tem dificuldades em didática, coloco abaixo algumas questões da LDB:
1. Julgue os itens a seguir, considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
3 – O Art. 2º da LDB (Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96), diz que: “A educação,
dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos
ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do
educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o
trabalho”. Segundo este artigo podemos entender que:
4.. Segundo a LDB/1996, a oferta da
educação especial é dever do Estado. Assim, o termo educação inclusiva
refere-se ao processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou
de distúrbios de aprendizagem na rede comum de ensino em todos os seus níveis e
modalidades. A educação inclusiva pressupõe que:
5. Conforme o Art. 23 da LDB, Lei
n.º 9.394/96, “a Educação Básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos
semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não
seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma
diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem
assim o recomendar”.
6. Segundo o Caderno TP1, Coleção
Gestar, quanto à avaliação, para desenvolver um trabalho mais eficiente na
preparação para o exercício da cidadania, conforme preconiza o Art. 2 da LDB,
julgue os itens a seguir.
I. A avaliação deve dar mais
importância ao processo de resolução de um problema do que ao resultado obtido.
II. A avaliação deve considerar o erro como parte integrante do processo de aprendizagem, analisando-o com o aluno para que ele possa redirecionar suas ações.
III. A avaliação não precisa se preocupar em valorizar o estabelecimento de relações entre conhecimentos já construídos, uma vez que uma boa pedagogia resolverá as defasagens que o aluno traz.
IV. A avaliação deve observar que o processo de recriação de uma ideia, de um conceito, de registros deve ser garantido na sala de aula como ocorre com a humanidade, permitindo que a criança erre, avance, retroceda, enfim, elabore seu conhecimento com algum sentido.
Marque a alternativa CORRETA.
A) Somente I e II estão corretos.
B) Somente II, III e IV estão corretos.
C) Somente I, II, e IV estão corretos.
D) Somente III e IV estão corretos.
E) Somente II e III estão corretos.
II. o ensino da Arte constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos.
III. a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica.
IV. a disciplina de Educação Ambiental é de caráter obrigatório, porém deverá ser adequada às características regionais ou à comunidade local.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
A) somente I e III.
B) somente I e IV.
C) somente I, II e IV.
D) somente a I.
E) somente I, III e IV.
8.O Capítulo V da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei n.º 9.394/96, Art. 59, assegura:
A) currículos, métodos e técnicas,
além de recursos educativos e organização específicos, para atendimento de
educandos portadores de necessidades especiais.
B) terminalidade diferenciada da oferta de ensino regular para os educandos portadores de necessidades especiais, apenas para os superdotados.
C) professores com especialização adequada apenas em nível superior, para atendimento dessa demanda.
D) professores do ensino regular deverão assumir a inclusão de educandos com necessidades especiais, independentemente de sua capacitação para isso.
E) educação para o trabalho, conforme organização social corriqueira, sem distinção dos demais educandos inseridos nas características de normalidade ou dotação de habilidades consideradas superiores à média da população em geral.
B) defina e implemente respostas educativas a necessidades educacionais especiais.
C) mantenha-se isolado dos professores da classe comum.
D) descomprometa-se dos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
E) desconsidere o desenvolvimento de estratégias de flexibilização, adaptação curricular e práticas pedagógicas alternativas.
10. A LDB (Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Nº 9394/96) no seu art 29, aprecia
a Educação Infantil como sendo a primeira etapa da educação básica a ser
oferecida em creches e pré escolas. Senso assim é:
a) Um direito Municipal, as creches
assumem diferentes funções, priorizando apenas o cuidar das crianças pequenas, deixando o
educar para o ensinar para o ensino fundamental.
b) Um dever do Estado, as creches e pré escolas ficam com toda tarefa de brincar, cuidar e educar as crianças pequenas.
c) Um direito político, as creches e pré escolas tem como finalidade garantir que a criança
pequena conclua as etapas da educação infantil, ficando a cargo da família a opção de levar a criança para matricular.
d) Um direito social, as creches e pré escolas têm como tarefa, complementar e compartilhar com as famílias e comunidade a função de cuidar e educar as crianças pequenas, buscando seu desenvolvimento integral nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Caso deseje o gabarito e mais questões. Peça nos comentários. Será um prazer lhe ajudar.
1. Julgue os itens a seguir, considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
( ) As instituições de educação
superior mantidas pela iniciativa privada e localizadas em determinado município integram o sistema
estadual de ensino.
( ) As redes municipais de educação
podem organizar seus calendários letivos de acordo com as peculiaridades locais
em função de intempéries ou catástrofes, podendo inclusive reduzir o número de
horas estabelecidas.
( ) Na educação infantil, a
avaliação não tem como objetivo a promoção, inclusive para o acesso ao ensino
fundamental.
( ) Na educação infantil, a oferta
do atendimento na educação especial deve ocorrer desde o nascimento.
2 – Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional), Lei n° 9394/96, os níveis da Educação Básica
Escolar passam a ser dois:
A )A Educação Básica e a Educação de
Jovens e Adultos;
B)A Educação de Jovens e Adultos e a
Educação Superior;
C) A Educação Infantil e a Educação
Básica;
D) A Educação Básica e a Educação
Superior;
E) A Educação Superior e a Educação
Infantil.
A) a responsabilidade da família e do
Estado com a educação não tem origem nos dispositivos da Constituição Nacional
de 1988;
B) a educação como processo intencional
deve contribuir para que o organismo psicológico do aprendiz se desenvolva numa
trajetória harmoniosa e progressiva;
C) o preparo para o exercício da
cidadania centra-se na condição básica psicológica do aluno;
D) a qualificação para o trabalho
significa uma divisão da vida em dois tempos, um para trabalhar e outro para
estudar;
E) a educação é papel único do Estado.
(A) o atendimento aos estudantes
portadores de necessidades especiais deve ocorrer em escolas especializadas.
(B) a ampliação do acesso destes
alunos às classes comuns depende da existência de professores especialistas
atuando nessas classes.
(C) as crianças podem aprender e
compartilhar os mesmos espaços, em momentos específicos de recreação e lazer.
(D) a ação do docente de classe
comum, com as crianças portadoras de deficiência, deve ser criativa e este
receberá atendimento integrado.
(E) as crianças devem seguir um
processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades.
Assinale a alternativa CORRETA
quanto ao previsto nesse artigo.
A) Indica que a idade é o único
critério para a organização da escolaridade inicial.
B) Determina regras e obrigações
para a Educação Básica; especificamente, para o Ensino Fundamental.
C) Aponta que não há possibilidade
de flexibilizar a organização e tempos escolares.
D) Possibilita a organização da
escolarização inicial da educação básica apenas em séries anuais.
E) Incentiva a criatividade e
insiste na flexibilização da organização da Educação Básica; consequentemente,
do Ensino Fundamental.
II. A avaliação deve considerar o erro como parte integrante do processo de aprendizagem, analisando-o com o aluno para que ele possa redirecionar suas ações.
III. A avaliação não precisa se preocupar em valorizar o estabelecimento de relações entre conhecimentos já construídos, uma vez que uma boa pedagogia resolverá as defasagens que o aluno traz.
IV. A avaliação deve observar que o processo de recriação de uma ideia, de um conceito, de registros deve ser garantido na sala de aula como ocorre com a humanidade, permitindo que a criança erre, avance, retroceda, enfim, elabore seu conhecimento com algum sentido.
Marque a alternativa CORRETA.
A) Somente I e II estão corretos.
B) Somente II, III e IV estão corretos.
C) Somente I, II, e IV estão corretos.
D) Somente III e IV estão corretos.
E) Somente II e III estão corretos.
7. A lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394, em um dos seus artigos reza que “Os
currículos do Ensino Fundamental e Médio devem ter uma base comum, a ser
complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma
parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da
sociedade da cultura, da economia e da clientela”. Conforme o enunciado:
I. os currículos a que
alude a LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e
da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e
política, especialmente do Brasil.II. o ensino da Arte constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos.
III. a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica.
IV. a disciplina de Educação Ambiental é de caráter obrigatório, porém deverá ser adequada às características regionais ou à comunidade local.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
A) somente I e III.
B) somente I e IV.
C) somente I, II e IV.
D) somente a I.
E) somente I, III e IV.
B) terminalidade diferenciada da oferta de ensino regular para os educandos portadores de necessidades especiais, apenas para os superdotados.
C) professores com especialização adequada apenas em nível superior, para atendimento dessa demanda.
D) professores do ensino regular deverão assumir a inclusão de educandos com necessidades especiais, independentemente de sua capacitação para isso.
E) educação para o trabalho, conforme organização social corriqueira, sem distinção dos demais educandos inseridos nas características de normalidade ou dotação de habilidades consideradas superiores à média da população em geral.
9. O inciso III do art. 59 da LDBEN
(Lei n.º 9.394/96) refere-se a dois perfis de professores para atuar com alunos
que apresentem necessidades ducacionais especiais: o professor da classe comum
capacitado e o professor especializado em educação especial. Deste último,
espera-se que:
A) caracterize as necessidades
educacionais especiais.B) defina e implemente respostas educativas a necessidades educacionais especiais.
C) mantenha-se isolado dos professores da classe comum.
D) descomprometa-se dos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
E) desconsidere o desenvolvimento de estratégias de flexibilização, adaptação curricular e práticas pedagógicas alternativas.
b) Um dever do Estado, as creches e pré escolas ficam com toda tarefa de brincar, cuidar e educar as crianças pequenas.
c) Um direito político, as creches e pré escolas tem como finalidade garantir que a criança
pequena conclua as etapas da educação infantil, ficando a cargo da família a opção de levar a criança para matricular.
d) Um direito social, as creches e pré escolas têm como tarefa, complementar e compartilhar com as famílias e comunidade a função de cuidar e educar as crianças pequenas, buscando seu desenvolvimento integral nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Caso deseje o gabarito e mais questões. Peça nos comentários. Será um prazer lhe ajudar.
Resultado - OBMEP
Mais um incentivo para mim como professor. O resultado da OBMEP 2011 saiu e mais uma vez meus alunos se sairam bem nessa olimpíada.
São eles:
LUCAS RAULIO DA COSTA | CARLOS JEREISSATI, EI/EF |
M | SOBRAL | CE | Bronze |
MIQUEIAS KENNEDY CORDEIRO SILVA |
CARLOS JEREISSATI, EI/EF | M | SOBRAL | CE | --- | Sim |
ROGER ANDERSON SOUSA RIBEIRO | CARLOS JEREISSATI, EI/EF |
M | SOBRAL | CE | --- | Sim |
Acredito que não somente para Lucas Raulino, Miqueias e Roger mas como para todos os outros alunos do 8º ano da Escola Carlos Jereissati mais do que esse resultado fica a aprendizagem, o conhecimento, o companheirismo marcados nos anos de 2010 e 2011.
Aqui deixo os parabéns merecidos ao Lucas Raulino que competiu com alunos de 9º ano no nível 2 e que por segunda vez é medalhista de bronze na OBMEP.
Neste ano de 2012, eu sei que haverá mais superação.
Atividade 2 - Descritores
1.
A centena mais próxima de 346, que aparece na reta abaixo é:
a)
200 b) 300 c) 400 d) 500
2.
O algarismo que está na ordem da centena do número 8543 é.
a)
8. b) 5. c) 4. d) 3
3. O que representa o algarismo 8 no número 5832?
a) 8 dezenas ou 80 unidades c) 8 centenas ou 800
unidadesb) 8 unidades ou 8 dezenas d) 8 centenas e 8 unidades
4. Observe o número 3470. Respectivamente ele é?
a) 3 centenas de milhar, 4 dezenas e 7 dezenasb) 3 dezenas de milhar, 4 centenas e 7 dezenas
c) 3 unidades de milhar, 4 centenas e 7 dezenas
d) 3 unidades de milhar, 4 dezenas e 7 unidades
5. O número formado pelo algarismo 3,4,6,2 no qual o valor posicional
do 3 é 30, do 4 é 4.000, do 6 é 6 e do 2 é 200 é?
a) 4236
b)3462 c)2643 d)3246
6. Na reta numérica a seguir,
o ponto M representa o número 670 e o ponto R representa o número 720.
Em
qual ponto está localizado o número 690,
sabendo que a diferença entre o valor de um ponto e o valor de outro ponto
consecutivo é de 10 unidades.
(A)
Q. (B) P. (C) O. (D) N.
8.
Os números que completam a seqüência são:
70
- 80 - 90 - ___ - 110 - ___ - 130a) 100 - 120 b) 120 - 140 c) 100 - 130 d) 100 - 140
9.
O numeral 432 também pode ser representado por:
a)
30 centenas, 4 dezenas e duas unidades.
b) 3 centenas, 4 dezenas e duas unidades.c) 3 centenas e 42 dezenas. d) 342 centenas.
10. O numeral 125 é composto por:
a) 1 centena, 2 dezenas e cinco unidades b) 12 dezenas e cinco unidades
c)1 centena e 12 dezenas. d) 125 dezenas
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