Cálculo rápido

50 dicas para cálculo rápido, comumente encontradas no cotidiano e no comércio em geral. Mostradas em 23 grupos de dicas, sendo que os ítens do mesmo grupo apresentam características semelhantes.




Estatística da Bíblia 2

Estatística da Bíblia

8 DESAFIOS INTERESSANTES

 8 DESAFIOS INTERESSANTES
1)    Uma pessoa se encontra no degrau na metade de uma escada. Sobe 5 degraus, desce 7, volta a subir 4 e depois mais 9 para chegar ao último degrau. Quantos degraus a escada tem?

2)    Um caracol resolve escalar a parede de um poço de 12 m. A cada dia ele sobe 3 m e, em seguida, escorrega 2 m. Quantos dias ele vai demorar para chegar ao topo do poço?

3)    Em um sítio existem 21 bichos, entre patos e cachorros. Se, no total, há 54 pés desses bichos, descubra o número de patos e o número de cachorros.

4)    Três homens querem atravessar um rio. O barco que eles possuem suporta, no máximo, 130 quilogramas. Eles "pesam" 60, 65 e 80 quilogramas. Como devem proceder para atravessar o rio, sem afundar o barco?

5)    Quatro amigos vão ao museu e um deles entra sem pagar. Um fiscal quer saber quem foi o penetra: “Eu não fui”, diz Benjamim. “Foi o Pedro”, diz Carlos. “Foi o Carlos”, diz Mário. “O Mário não tem razão”, diz Pedro.
Sabendo que só um deles mentiu, qual deles não pagou a entrada?
6)    A mãe de Takada tem cinco filhos: Tanako, Taneko, Taniko, Tanoko.
Qual é o quinto filho?
7)    Duas pessoas desejam repartir igualmente o conteúdo de um garrafão de 8 litros de água e têm apenas duas garrafas vazias de 5 e 3 litros, além do garrafão. De que maneira eles podem resolver esse problema?

8)    Observe esses números: 18 – 26 – 35 – 53 – 62 – 71
Qual deles não se relaciona com os demais? Por quê?
  


RESPOSTAS


ATENÇÃO!

Estão abertas as Pré inscrições na Plataforma Freire nos cursos de Licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/ oferta 2013/2, na modalidade Presencial no endereço eletrônico: http://freire.mec.gov.br 
Período de inscrição : 11/02/2013 a 18/03/2013 .

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem:
a) Realizar seu cadastro e Pré-inscrição na Plataforma Freire;
b) Estar cadastrado no  educacenso/2012 na função Docente  ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica;
c) Ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria da Educação Estadual, Municipal  ou órgão a que estiver vinculado.

COGEP/SEDUC
 Fone:3101-3962

OBM

Desafio da semana



Quantos quadrados (no máximo) você consegue ver na figura abaixo ?



ZERO E UM

Na figura abaixo, você só deve preencher as casas vazias com os números 0 e 1. Além disso só valem as contas da esquerda para direita e de cima para baixo. O resultado deve ser o número que estão nas casas sombreadas.


Quebra-cabeça geométrico

Consiste num quebra-cabeça de cinco peças formadas a partir de dois quadrados.

INSTRUÇÕES PARA A MONTAGEM DO JOGO


Desenhe no papelão dois quadrado seguindo as indicações dadas no esquema abaixo. Para formar as peças do jogo, recorte a figura nos contornos escuros. 

O objetivo deste jogo é formar (utilizando as 5 peças) um quadrado.

OBS : Obtemos com este jogo uma demonstração geométrica do Teorema de Pitágoras.


Triângulo numérico

Partindo do ápice da pirâmide ao lado (n.º 1) percorra um caminho até a base, de modo que a soma dos números seja igual a 60.


Pesquise aqui o que procura